"Vencer a si próprio é a maior das vitórias." Platão, filósofo grego, autor de A República (428-347 a. C.)

13 setembro 2006

Desenvolvendo habilidades: raciocínio espacial e direção



Homens e mulheres apresentam diferentes estilos quanto a forma de conduzir um veículo.

Mulheres, tendem a apresentar um alto sentido de responsabilidade social, mostram-se excelentes motoristas, pois respeitam as regras e normas do trânsito, "dirigindo pela vida".

Homens, tendem à competição e são peritos no raciocínio espacial, são ágeis e precisos nas manobras.


Pinker (2004) em seu livro “Tabula Rasa” constrói um pensamento científico a respeito da natureza humana. Suas ferramentas são a psicologia evolucionista, a ciência cognitiva, a genética do comportamento, fundando suas bases nas neurociências. Em relação aos pontos fortes para cada sexo, escreve:

"a maioria das pessoas é capaz de pensar logicamente, trabalhar com pessoas, solucionar conflitos ou tolerar ambientes hostis, mas não em grau idêntico. Considerando os indícios das diferenças entre os sexos, há pontos fortes e preferências para cada sexo, alguns marcados pelas bases biológicas, outros pelas ambientais e culturais. O fato é que homens possuem excepcional habilidade para o raciocínio matemático e manipulação de objetos tridimensionais, o que hoje os leva para as profissões de engenharia, física, química e matemática. As mulheres apresentam mais facilidade para expressar-se e são mais cooperativas, não são tão obcecadas pela hierarquia e têm mais habilidade para negociar resultados vantajosos para ambas as partes."

Sobre o uso de mapas mentais e a rotação tridimensional de objetos para homens e mulheres há seguinte diferença:

"Em muitos primatas, como nos homens, os machos tendem a competir mais violentamente e ser mais polígamos, ao passo que as fêmeas tendem a investir mais na criação dos filhos. Para muitos mamíferos, uma maior extensão territorial é acompanhada por uma maior habilidade para orientar-se utilizando a geometria espacial. Em contraste, a fêmea utiliza a lembrança de pontos de referência individual. Mas, mais freqüentemente é o macho que possui maior extensão territorial, como já era visto nos caçadores-coletores humanos. Estes são elementos que apontam para a vantagem masculina no uso de mapas mentais e na rotação tridimensional de objetos." (Pinker, 2004)



Desenvolvendo habilidades:

raciocínio espacial e direção

Sempre que o assunto é estimular as habilidades para dirigir estamos interessadas!

Sabemos da importância do raciocínio espacial na ação de dirigir.

Estudos e pesquisas na neurociência indicam que há diferenças cerebrais e diversidade de habilidades entre homens e mulheres. No site
http://www.cerebromente.org.br/home.htm , especializado em neurociência, há importantes refências sobre este assunto.

"Uma das diferenças mais interessantes refere-se à maneira segundo a qual os homens e as mulheres calculam o tempo, estimam a velocidade de objetos, realizam cálculos matemáticos mentais, orientam-se no espaço e visualizam os objetos tridimensionais, e assim por diante. Ao realizar todas essas tarefas, os homens e as mulheres são extremamente diferentes, assim como o são quando seus cérebros processam a linguagem. Isso poderia explicar, afirmam os cientistas, o fato de que existem mais homens matemáticos, pilotos de avião, guia de safari, engenheiros mecânicos, arquitetos e pilotos de Fórmula 1 do que mulheres." (Sabbatini)

Mas, por outro lado são as mulheres as experts na habilidade social. "são melhores que os homens em relações humanas, em reconhecer aspectos emocionais nas outras pessoas e na linguagem, na expressão emocional e artística, na apreciação estética, na linguagem verbal e na execução de tarefas detalhadas e pré-planejadas. Por exemplo, as mulheres normalmente são melhores que os homens em lembrar listas de palavras ou parágrafos." (Sabbatini)

Os cientistas ainda afirmam que uma região no córtex cerebral chamada de lóbulo infero-parietal, área bilateral e localizada logo acima do nível das orelhas (córtex parietal), apresenta diferenças quantitativas entre homens e mulheres . Aparentemente, o LIP está correlacionado com as habilidades mentais em matemática e portanto no raciocínio espacial .

"Os estudos têm relacionado o LIP direito à memória envolvida na compreensão e manipulação das relações espaciais e à capacidade de estabelecer relações entre as partes do corpo. Ele está também relacionado à percepção de nossos próprios sentimentos ou emoções. O LIP esquerdo está implicado na percepção do tempo e do espaço e na capacidade de rotação mental de figuras tridimensionais, como por exemplo no famoso jogo de Tetris." (Sabbatini)


Sendo assim, buscamos na Internet uma página onde é possível exercitar o raciocínio espacial SEM ANSIEDADE e com diversão!

Aí estão: o jogo Tetris, manobras em garagens ...

Divirtam-se:

http://www.velhosamigos.com.br/Jogos.html


Para saber mais sobre neurociência indicamos o artigo Existem diferenças cerebrais entre os homens e as mulheres? do Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini:

http://www.cerebromente.org.br/n11/mente/eisntein/cerebro-homens-p.html

Boa semana a todos, Carmen.