"Vencer a si próprio é a maior das vitórias." Platão, filósofo grego, autor de A República (428-347 a. C.)

12 agosto 2006

Vencendo o Medo de Dirigir


Psicóloga Alexandra Bello Guse e uma cliente vencendo o medo de dirigir.


A Terapia Cognitivo Comportamental utiliza diferentes estratégias para tratar tanto a evitação fóbica, o controle dos sintomas fisiológicos, correção das disfunções cognitivas associadas, e recuperação dos déficits pra dirigir automotores por conseqüência do medo.

Os tratamentos são breves: 4 a 6 meses, dependendo da adesão do paciente, da qualidade da relação terapêutica e da habilidade do terapeuta em propor situações que sejam enfrentadas de forma exitosa, particularmente no início do tratamento. É importante por ocasião da alta fazer uma revisão da lista hierárquica de situações ou objetos evitados, e revisar se ainda evocam algum grau de ansiedade. Estimular o paciente a que continue seus enfrentamentos, já que existem possibilidades de recaídas. Para tanto é fundamental que identifique sinais iniciais de alguma forma de esquiva, identifique as falsas justificativas para tais comportamentos e não se deixe dominar por tais medos.

O tratamento transforma a ação de dirigir numa habilidade reconstruída,

o
carro passa a ser "um parceiro" que ajuda a conquistar novos objetivos.


Mais do que um esquecimento do medo de dirigir, o que ocorre é uma
aquisição de nova memória e conhecimento:

o cérebro aprende o "não-medo" e

desenvolve o aprendizado da habilidade para dirigir.



DEPOIMENTOS

Alguns relatos realizados ao final do processo de superação do medo, conquistando novos objetivos:



"... Podemos viver sem carro, sem dirigir, mas não é possível viver com o medo, ele nos destrói."

"... Acredito que outro fator determinante para o progresso foi o tempo, no sentido de me dar tempo! Eu não sabia do quanto precisaria, e não adiantava forçar. Hoje, eu olho para trás e tem coisas que não entendo mais como aconteciam na minha cabeça."

"... Nunca vou entender como pude ter tanto medo sem motivos e que um tratamento pudesse me recuperar. Sou muito grata."

"... A sensação de não ter medo só me dei conta depois que já tinha descido do carro. Foi maravilhoso, tudo correu muito bem, e pensei: se fosse em outra época, eu jamais teria feito isso, imagina, ainda mais com um desconhecido dentro do carro. Mas... como agora não preciso mais sentir isto, foi tudo bem. Inclusive, depois que descemos o vendedor falou assim: Puxa, e você nem estava nervosa com teu marido e eu juntos, se fosse a minha esposa, estaria super nervosa. E eu só pensei: Pois é, eu me tratei para isto!!!"



Curiosidades sobre CARROS E MOTORISTAS

OFICINA MECÂNICA PARA AMADORES

Treinamento Individual ou em Grupos

José Leonardo Reichelt

Engenheiro Mecânico
Mestrado em Engenharia de Energia e Meio Ambiente
Especialização em Gestão Empresarial.

Treinamento e informações sobre manutenção de automóveis da linha leve, a álcool, gasolina, flex ou GNV, a todos os interessados, sejam proprietários, motoristas, mecânicos de final de semana ou mesmo profissionais.

Pink Ladies é cooperativa de táxi servida somente por motoristas mulheres

Londres não é esse oásis de segurança nas ruas como se imagina. Dados existentes confirmam que cerca de 10 mulheres são atacadas por mês em táxis não licenciados. A Pink Ladies criou o primeiro serviço de carros com motorista servido somente por mulheres que dirigem carros Renault de cor rosa, por dentro e por fora, o que as torna bem visíveis. Se pode chamar uma Pink Lady por telefone e os clientes são todos cadastrados. Se pode pagar com cartão de crédito ou com uma Pink Account, conta paga mensalmente. As motoristas são todas treinadas em auto-defesa e esperam sempre que a cliente entre no lugar de destino, o chamado “through the door policy”.

O telefone das Pink Ladies em Londres é: 0845-450 PINK (0845-4507465)

Disponível em http://londonbits.com.br/2007/08/11/pink-ladies-e-cooperativa-de-taxi-servida-somente-por-motoristas-mulheres/


Curiosidades:

A história do automóvel


Conhecer aquele que é um companheiro de todas as horas, o carro, é fundamental para estabelecer um bom relacionamento e aproximação proveitosa.

Assim, destacamos um material com importantes referências sobre este assunto do site

http://www.solbrilhando.com.br/_Automoveis/Historia.htm



FARDIER DE CUGNOT (1771)


Precursor do automóvel, este modelo, foi criado pelo militar francês Nicolas Joseph Cugnot em 1771. Era movido a vapor, com dois cilindros verticais, 62.000 cm3 de cilindrada e chegava aos 4 km/h. Consta que sofreu o primeiro acidente da história do automóvel, ao se chocar com o muro do quartel onde Cugnot servia como engenheiro militar. Este modelo (original) pertence ao Museé National des Techniques, de Paris.

THREVITHICK'S LONDON STEAM CARRIAGE (1803)

Se você houvir alguém afirmando que os primeiros carros eram carruagens com motor, acredite. Pelo menos esta é a conclusão que pode-se chegar observando este veículo fabricado em 1803. Seu motor era a vapor, com um cilindro horizontal. Tinha 11.700 cm3, 3 cv. de potência e chegava aos 13 km/h. Foi desenvolvido por Richard Threvithick da Inglaterra e hoje pertence ao colecionador inglês Tom Brogden.


DE DION-BOUTON-TRÉPARDOUX "DOG CART" (1885)

Construído em 1885 pelo trio francês Albert de Dion, Charles-Armand Trépardoux e Gerge Bouton. Tinha tração nas rodas dianteiras e direcionais nas traseiras. Utilizava dois motores a vapor, gerando 5 cv. e 760 cm3 de cilindrada, atingindo os 40 km/h. Hoje, pertence ao Museé Automobile de La Sarthe, na França.


BENZ (1886)

O triciclo de Carl Benz é considerado o primeiro automóvel da história. Criado em 1886 na Alemanha, tinha um motor monocilíndrico horizontal de 580 cm3 e 0,7 cv. de potência. Considerado uma verdadeira obra-prima da engenharia no final do século passado, este modelo original pertence ao Museu da Mercedez-Benz, na Alemanha.

VICTORIA DAIMLER (1886)

Na mesma época em que Benz criava seu triciclo, Gottlieb Daimler também trabalhava na criação de um automóvel, o Victoria, estando a pouco mais de 100 km de distância de distância de Benz. Tinha motor de um cilindro vertical, com 462 cm3 e 1,1 cv. Nunca se conheceram, e a Daimler só se juntou à Benz depois de suas mortes (depois da junção a empresa se chamou Mercedez-Benz). O modelo, também original, pertence ao Museu da Mercedez, na Alemanha.

SLM (1886)

Este triciclo a vapor, foi obra do inglês Charles Brown em 1886, que trabalhava na SLM da Suiça. Um fato curioso deste triciclo é que o motor era movido a vapor por petróleo. Tinha dois cilindros verticais, 2 cv. de potência e chegava aos 10 km/h. É propriedade do Technorama Winterfhur da Suiça.

OMNIBUS SCOTTE (1892)

O ônibus a vapor, da empresa Scotte francesa, lançado em 1892, com tamanho sucesso dois anos mais tarde participou da prova Paris-Rouen. Com motor dianteiro e tração traseira, utilizava dois cilindros verticais, 1.986 cm3 e chegava aos 12 km/h. Pertence ao Museé Henri Malarte, da França.

PEUGEOT T4 "BET DE TUNIS" (1892)

Entusiasmado com as invenções de Daimler e Benz, Armand Peugeot resolveu também construir seu veículo. O Type 4, usava motor fornecido pela Daimler, V2 de 1.018 cm3, que levava o carrinho aos 25 km/h. Este acordo terminou três anos depois quando Daimler e Peugeot se desentenderam. Pertence aos Museé Peugeot, na França.

ELEKTROMOBIL LONNER-PORSCHE (1900)

Em 1900, a genialidade de Ferdinand Posche começa a se manifestar. O Encarroçador Ludwig Lohner fornecia viaturas oficiais para a corte austríaca, quando conheceum um jovem de 24 anos, chamado Ferdinand Posche, e resolveram criar um carro elétrico. Usava dois motores elétricos, incorporados às rodas dianteiras, de 2,5 cv. e autonomia de 3 horas. A velocidade oscilava entre 17 e 50 km/h. Trinta anos depois Porsche criaria o Volkswagem. Este raríssimo modelo pertence ao Technises Museum, da Áustria.

ROLLS-ROYCE (1904)

Foram produzidas 16 unidades entre 1904 e 1907. Criado por dois aristocratas ingleses, Frederick Henry Royce e Charles Stewart Rolls. Tinha motor de dois cilindros, 1.809 cm3, 10 cv. e chegava aos 60 km/h. Royce desenvolvia os carros e Rolls, bem relacionado, tratava de vendê-los. Faz parte da coleção da Rolls- Royce.

HELICA (1919)

Movido por uma hélice, foi criado pelo francês Marcel Leyat. Misto de avião e automóvel, teve 30 unidades construídas entre 1919 e 1925. Utilizava muitos conceitos aeronáuticos, usava motor de dois cilindros horizontais, com 8 cv. de potência e chegava aos espantosos 100 km/h de velocidade, mas durante uma prova no circuito de Monthléry chegou a mais espantosos ainda a 170 km/h. Pertence a uma coleção particular na França.




O carro tem sido objeto de desejo pela sua representação de autonomia e desenvolvimento.

Citamos alguns colegas que tem desenvolvido importante contribuição para a superação do medo de dirigir.

http://www.apoioamulher.com.br

http://www.ceciliabellina.com.br

http://www.cwb.matrix.com.br/cpemedos/quem_somos.htm

http://www.lifepsicologia.com.br/lifepsicologia/artigos/medo_dirigir.asp

http://www.riototal.com.br/feliz-idade/psicologia06.htm

http://www.semmedodedirigir.com.br

http://www.vencendomedodedirigir.com.br

Programa Integrado Vença o Medo de Dirigir







Programa Integrado


Vença o Medo de Dirigir


TREINAMENTO PARA PESSOAS HABILITADAS COM DIFICULDADE EM DIRIGIR

O programa integrado de manejo de ansiedade no trânsito oferece a reconstrução da identidade, bem como da auto-estima, através de uma abordagem cognitiva comportamental. O manejo da ansiedade é trabalhado através da revisão das cognições disfuncionais, dos exercícios das habilidades neuropsicológicas implicadas na ação de dirigir e dos enfrentamentos, com exposições graduais.

O aluno terá o acompanhamento semanal de uma psicóloga tanto para as atividades de planejamento como nas saídas de carro.

O programa tem a duração aproximada de 5 meses: inicialmente serão realizadas entrevistas individuais com a neuropsicóloga, e posteriormente técnicas grupais, sempre associadas ao acompanhamento individual nas saídas de carro.



TREINAMENTO EMOCIONAL PARA A ALTA ANSIEDADE FRENTE AO EXAME DA CARTA DE MOTORISTA

O tratamento cognitivo comportamental auxilia na tranquilidade para prestar o exame da carteira de habilitação.

Técnicas Complementares da Acupuntura reduzem a ansiedade.


Quem são as pessoas que apresentam alta ansiedade frente ao exame:

São perfeccionistas.

Apresentam alta ansiedade relativa ao desempenho. Experimentam embaraço na presença do examinador e temem que outros os considerem ansiosas, incompetentes, "malucas" ou estúpidas caso não sejam aprovadas no exame.

Por medo de fracassar, deixam de fazer novas tentativas de exame.

Pela alta ansiedade vêm-se prejudicadas durante o exame na percepção, na habilidade espacial, no raciocínio lógico, na memória e na atenção.

Experimentam os seguintes sintomas de ansiedade frente ao exame:

palpitações,
tremores,
sudorese,
desconforto gastrintestinal,
diarréia,
tensão muscular,
rubor facial,
confusão mental.


Dicas para a vencer alta ansiedade frente ao exame

A ansiedade pode ser reduzida através de uma avaliação realística sobre o perigo, o que aumenta o repertório de soluções e a confiança na capacidade para lidar com ameaças.

Práticas de relaxamento antes e depois de situações estressoras podem aliviar significativamente a experiência da ansiedade negativa. Indica-se respiração controlada e relaxamento muscular progressivo.

Mantenha consciência do momento, não antecipe.

Outra atitude importante é dominar a evitação, aprendendo a abordar de forma bem sucedida as situações evitadas por ansiedade.

Treine, treine e treine, transforme o conhecimento sobre a ação de dirigir em uma atividade inscrita na memória procedural, ou seja, automatize os mecanismos para dirigir.

Aprenda a ajustar de forma equilibrada a questão do tempo necessário para desenvolver o conhecimento esperado para o exame.

Reavalie a importância do desempenho frente a um exame em relação ao significado da própria identidade. Você é mais do que um exame. Ele poderá ser feito quantas vezes forem necessárias.


Persista em seus objetivos!



"Só não consegue quem desiste!"


Frase é de uma ex-aluna, que atingiu seu objetivo de independência e tranqüilidade para dirigir. Este desempenho no tratamento está ancorado no tipo de abordagem e na experiência.

São 7 anos trabalhando com a linha cognitivo-compotamental, com método e técnica específica para a resolução da ansiedade no trânsito.


OFICINA MECÂNICA PARA AMADORES

Treinamento Individual ou em Grupos

José Leonardo Reichelt

Engenheiro Mecânico
Mestrado em Engenharia de Energia e Meio Ambiente
Especialização em Gestão Empresarial.

Treinamento e informações sobre manutenção de automóveis da linha leve, a álcool, gasolina, flex ou GNV, a todos os interessados, sejam proprietários, motoristas, mecânicos de final de semana ou mesmo profissionais.

Carmen Doris Joseph Reichelt
Psicóloga
Especialização em Neuropsicologia e Acupuntura


Estamos a tua disposição para maiores informações.


Persista em seus objetivos!


VENÇA O MEDO DE DIRIGIR


Andradas 1234, conj. 1601 POA - RS

neurocarmen@gmail.com



fone: (51) 3228 63 82