"Vencer a si próprio é a maior das vitórias." Platão, filósofo grego, autor de A República (428-347 a. C.)

08 março 2008

Parabéns pelo dia internacional da mulher!

Elas dirigem melhor do que os homens!

Este é o tema da matéria do Correio do Povo no dia de hoje.

Muito oportuno esta informação, pois além de contemplar um dado estático do DETRAN – o índice de infratores do sexo masculino é 50% maior – indica o quanto as mulheres são cuidadosas e responsáveis na ação de dirigir!

Nossas homenagens ao dia internacional da mulher, que com sua desenvolvida responsabilidade social, está contribuindo para a construção de uma sociedade mais fraterna.

Quando o assunto é a avaliação sobre o desempenho do papel de motorista, estudos e matérias confirmam que as mulheres são motoristas cuidadosas e que por respeitarem as regras do transito apresentam risco expressivamente menores do que os homens quando ao volante.

Vejam esta matéria que documenta este fato:

Mulheres são excelentes motoristas!



Mulheres são mais prudentes ao volante, diz estudo

Um estudo americano põe por terra o eterno clichê sobre as mulheres ao volante, ao revelar que elas dirigem melhor que os homens e arriscam menos a vida na direção.

Os homens motoristas correm 78% mais riscos que as mulheres de morrer em um carro, segundo cálculo baseado no número de quilômetros percorridos e que consta deste estudo realizado pela Universidade Carnegie Mellon. A análise foi encomendada pela fundação para a segurança rodoviária da Associação Automotora Americana (AAA) e é apresentada na internet como um site interativo, onde os motoristas podem inserir parâmetros como sexo e idade, hora, região onde dirige, em que estação ou em que tipo de veículo, e descobrir suas chances de sofrer um acidente fatal.

A melhor conduta das mulheres ao volante já havia sido provada em estatísticas, embora persista o clichê de que seriam más motoristas, admitiu David Gerard, pesquisador de políticas públicas da Universidade Carnegie Mellon. Quando levado em consideração o número de acidentes fatais ocorridos nos Estados Unidos entre 1999 e 2004 (último ano disponível para estudo), em 116.

493 casos o motorista morto era um homem, contra 40.381 casos quando quem estava ao volante era uma mulher. Desde 1998, a quantidade de homens e mulheres com carteira de motorista é a mesma nos Estados Unidos.

"Os homens são mais propensos a adotar uma conduta de risco, a dirigir embora tenham bebido álcool e a não usar o cinto de segurança", disse à AFP Russ Rader, porta-voz do Instituto de Seguros para a Segurança nas Estradas (Insurance institute for highway safety).

As mesmas seguradoras, que baseiam suas tarifas no histórico do motorista e na quantidade de quilômetros percorridos por ano, concedem os melhores prêmios às motoristas, reconheceu Michael Barry, porta-voz do Instituto de Informação de Seguros (Insurance information institute). "O estudo da AAA mostra uma tendência que indica que as mulheres, em geral, pagam um seguro mais barato que os homens, mas as seguradoras dirão que avaliam os riscos dos segurados caso a caso", disse Michael Barry à AFP.

Segundo números das seguradoras, em 2004 houve 46.200 acidentes mortais nos Estados Unidos com homens ao volante, contra 16.800 quando a motorista era uma mulher.

No caso de colisões menos graves, no entanto, a diferença foi menos flagrante, com 11,2 milhões de acidentes com homens, contra 8 milhões com mulheres.

O site interativo da AAA revela outras surpresas. As possibilidades de acidentes fatais nos Estados Unidos são maiores no verão que no inverno, ao contrário do que se poderia imaginar, e os riscos de morrer ao volante são os mesmos para um jovem de 18 anos e para uma idosa de 80.

No entanto, à meia-noite de um sábado, um homem ao volante tem três vezes mais chances de sofrer um acidente fatal que uma mulher que esteja dirigindo na mesma hora. Ao contrário, na manhã de domingo, no horário da missa, a probabilidade - que é muito baixa - é a mesma para os dois.

Disponível em

http://www.websboulevard.com/2007/01/mulheres-so-mais-prudentes-ao-volante.html

Saiba como VENCER O MEDO DE DIRIGIR!

Este tipo de ansiedade é mais comum do que você imagina.

Atinge tanto homens como mulheres,

mas quem mais procura o tratamento é o sexo feminino.


Uma Avaliação

Ontem fui a São Leopoldo, na zona rural da cidade, onde uma prima promoveu um encontro da família de minha mãe. Então.. andei pela BR116, cruzei a cidade, dirigi por uma estrada linda de muitas curvas e muito verde, ultrapassei um tratorzinho que devia estar a uns 20 km/h até pegar um trecho de chão batido. Surpreendentemente, tudo muito tranqüilo! Uma feliz experiência... No retorno, a única dificuldade foi entrar na BR 116 novamente. Estava próximo do anoitecer, era um fluxo intenso de veículos, no retrovisor a imagem refletia uma fila de veículos que se formava atrás de mim para também entrar na pista. Eu estava com meu irmão no carona e minha mãe atrás. Apesar de certa tensão, minhas pernas, o abdome, o peito, os braços, o pescoço e a cabeça se mantiveram juntos. Eu estava ali presente, no controle da situação! E isso foi muito bom... O domingo foi muito alegre e este fato não teve, como em outro momento teria, o efeito nefasto de “estragar” tudo que vivi durante o dia. Sou grata ao Programa Integrado Vença o Medo de Dirigir por isso! Sou grata a mim mesma por tudo que tenho enfrentado e conquistado! Sou grata ao meu corpo por estar se integrando, a cada nova experiência, talvez, não tão rápido quanto eu gostaria, mas da forma que é possível.